#5 Dicas para planejar o sucesso da apresentação da sua marca!

24/09/2015

Eventos e Feiras são ótimas oportunidades para apresentar sua empresa e seus produtos para um grande público, portanto é necessário um bom planejamento para atingir seus objetivos. 

Para que seu planejamento funcione corretamente é necessário ter objetivos claros para a feira, para definir esses objetivos pode se fazer algumas perguntas chaves:

- O público-alvo da empresa estará na feira?

Parece uma pergunta óbivia, mas a resposta para essa pergunta é o que define se sua empresa deve ou não estar presente no evento, pois de nada adianta investir para participar do evento e não atingir o público-alvo.

- O objetivo é vender os produtos ou é fortalecer a marca através de campanha institucional?

Nem sempre é necessário utilizar os eventos para vendas, muitos eventos e feiras podem ser aproveitados para tornar o relacionamento com os clientes mais próximos, ou mesmo para apresentar a marca para possíveis clientes.

- Quais os meios de interação com os clientes?

Definir a estratégia de interação com o cliente é fundamental, para melhor alocar os recursos e conseguir atingir o seu público. E para isso existem algumas opções, como telões, panfletagem durante a feira, abordagem direta aos visitantes do evento, brindes, ou banners que chamem a atenção e despertem curiosidade.

- O custo para participar do evento compensa?

Você não quer desperdiçar recursos de sua empresa, certo? Então por isso é necessário compreender quais os custos diretos, indiretos e ponto de equilíbrio para participação na feira. Para todo e qualquer investimento a atenção no custo x benefício é fundamental.

- Qual a expectativa para o evento, e como foram os anteriores?

Conhecer o evento e seu histórico é importante, para que possa ser realizado a montagem de cenários otimista, neutro ou pessimista. Além é claro de considerar a situação da economia local, regional e do nicho de mercado.

Além de tais perguntas para realizar o planejamento da participação no evento também trazemos a sugestão de alguns passos:

Realizar a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), com relação a empresa e ao evento, procurando deixar claro todos os diferenciais competitivos que a empresa possui e como utiliza-los no evento.

Possuir uma forma clara de medir se os objetivos estão sendo alcançados, para uma empresa que busca vender, ter um controle de todos os gastos foram cobertos e qual o lucro realizado pode ser uma opção. Já para as empresas que optaram por utilizar a feira com o objetivo de fortalecimento institucional, é necessário acompanhar o aumento dos contatos por email, telefone ou mesmo seguidores em redes sociais.

Contar com as sugestões e ideias de todos os colaboradores, para garantir um maior envolvimento da equipe com o evento. Para que as escalas não fiquem extremamente cansativas ou que o colaborar vá trabalhar desmotivado, é interessante deixar que os mesmos escolham em quais horários desejam trabalhar e assim montado uma escala da melhor maneira possível.

Conhecer os concorrentes que também estarão na feira é de fundamental importância, mais fácil que perder vendas para os mesmos ou ficar competindo em preços é ter um bom diferencial, esse diferencial deve agregar valor para o cliente, dessa forma tornando a concorrência irrelevante.

Essas são algumas das dicas da equipe HR Soluções empresariais, para maiores dicas, planejamentos, estudos e outras informações entre em contato conosco, estamos à disposição para atendê-lo.