Análise SWOT
Olá leitores, essa semana falaremos sobre a análise SWOT, uma ferramenta utilizada no planejamento estratégico para análise interna e externa, a mesma possui fundamental importância no planejamento estratégico. Vamos conhecer mais essa ferramenta?
A ferramenta conhecida como SWOT ou FOFA, é uma sigla SWOT vinda do inglês Strengh, Weak, Opportunity, Treath, já a sigla Na análise interna é onde os pontos fortes e fracos da empresa são conhecidos. Os pontos fortes podem ser utilizados para melhorar a competitividade da empresa, já os pontos fracos devem ser trabalhados para que sejam extintos e também os concorrentes não devem ficar sabendo. Por exemplo:
Pontos Fortes:
- Habilidade em trabalhar com números;
- Possuir informações sempre atualizadas.
Pontos Fracos:
- Excesso de erros operacionais;
- Poucos clientes.
Na análise externa é onde se conhece os pontos de oportunidades e de ameaças. Muitas vezes as oportunidades são pontos que a empresa ainda não explora, quando bem estudados esses pontos podem trazer ótimos negócios e render bons frutos. Já as ameaças são os fatores externos que podem prejudicar a empresa, que representam uma ameaça para a empresa. Por exemplo:
Oportunidades:
- Profissionais bem qualificados;
- Serviço ou produto diferenciado.
Ameaças:
- Má localização da empresa, ou excesso de concorrentes na mesma localização;
- Concorrência com preço muito baixo.
A análise SWOT pode e deve ser realizada para todos os setores da empresa, visando uma visão clara e ampla sobre a mesma. É de fundamental importância realiza-la de maneira sincera e assumir as deficiências que a empresa possui, para que possam ser trabalhadas.
Na próxima semana trataremos sobre cenários possíveis e como utiliza-los.. Conto com a leitura de vocês.