Cenários

09/11/2015

Para empreender é necessário estudar sobre o mercado, conhecer as necessidades básicas dos clientes, o valor necessário para capital de giro, a mão-de-obra a ser empregada, o tempo de produção do produto e outros. Após conhecer todas essas informações é de fundamental importância realizar a projeção de cenários. Os cenários são:

Cenário otimista, este é o cenário em que a empresa coloca as possibilidades e tendências positivas e maiores do que o esperado, é importante para que a empresa esteja preparada e tenha como mudar seu planejamento a tempo de atender a demanda que pode vir a acontecer. Para atender uma demanda maior é necessário compreender se será necessário aumentar os estoques, o número de colaboradores, o patrimônio imobilizado, e em alguns casos até aumentar os turnos de serviço da empresa para conseguir produzir o suficiente para suprir a nova demanda. Vale lembrar que o cenário otimista é um cenário que pode acontecer "caso tudo dê certo" e não um cenário sonhador.

Cenário provável ou cenário realista, é o cenário onde projeta a realidade da empresa para determinado período, considera fatores econômicos já existentes e todas as outras variáveis já citadas anteriormente. É baseado neste cenário que a empresa faz o planejamento para o período a seguir.

Cenário pessimista, é um cenário onde a empresa projeta as possibilidades negativas onde a mesma não tem crescimento e ainda pode sofrer uma diminuição. É de fundamental importância conhecer este cenário para caso o mesmo aconteça a empresa consiga superar esse período ruim sofrendo os menores impactos possíveis e ainda não quebrando.

Conhecer os três cenários é extremamente importante para o planejamento, pois em caso de acontecer qualquer um deles os tomadores de decisão da empresa estarão preparados para decidir em um menor tempo e de maneira racional qual a melhor estratégia para a empresa. Com o conhecimento dos cenários possíveis evita que a empresa desperdice as oportunidades geradas em cada um deles, e muitas vezes é o que garante que a empresa torne a concorrência irrelevante.