Conheça as estratégias de negócios da 38º EFAPI Ponta Grossa-PR

12/09/2015

Nesta sexta feira (11/09/2015) a HR Soluções Empresariais esteve prestigiando a EFAPI - Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial. Durante nossa visita o Secretário de Agricultura e Pecuária de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, um dos organizadores da 38.ª EFAPI, nos concedeu uma breve entrevista. Tratando a respeito de assuntos voltados principalmente para os pontos estratégicos da feira.

Confira nossa entrevista com o secretário Gustavo Ribas Netto:

Qual o diferencial, a inovação da EFAPI 2015 em relação às anteriores?

Nós estamos numa inovação neste momento, a Feira de sabores do Paraná. Com uma estrutura maior, nos aliamos com o pessoal do artesanato e a Fundação de Turismo. Também vamos ter um rally, a escolha da rainha mirim e a queima do alho, essas são algumas novidades em relação aos anos anteriores. Também teremos provas equestres, que são as primeiras provas noturnas dentro da EFAPI e os julgamentos de Charolês e Canchin nacional. A representatividade vem muito forte aí para a nossa região. Trazemos também o Trekker Trek, festival de tratores que ocorrerá no dia 15. São várias as novidades que estão ocorrendo nesta nova EFAPI. Isso e fruto do trabalho de todos, que envolve toda a Prefeitura, o Sindicato, envolve as entidades que fazem a EFAPI. É este grupo que faz o sucesso.

Complementando o que já foi dito, quem mais está participando da EFAPI em 2015?

São muitas as instituições, então nós temos a Fundação de Turismo, a Fundação de Cultura, a Autarquia de Trânsito, Secretaria de Segurança, o Meio Ambiente, Abastecimento...isso dentro da prefeitura. Fora as Secretarias de meio porque na realidade você tem as realizações se envolvendo com outras secretarias, como a de saúde, envolve educação, a administração. Além da prefeitura estamos aqui num espaço grandes parceiros da feira de sabores, a fazenda escola, a EMATER, a ADAPAR com a questão da rotulagem, o IAPAR, a EMBRAPA, que trás o gado Purunã, os núcleos de criadores de Charolês, de Canchin, o pessoal dos ovinos, o pessoal do quarto de milha. Então são muitas entidades que fazem a EFAPI, a riqueza da EFAPI está nisso.

Além do setor agropecuário há o setor comercial/ varejista também?

A ACIPG está aqui com a gente, a Sindilojas está aqui ao lado, aqui no setor comercial nós temos vendas de produtos agrícolas e produtos para o dia a dia das pessoas, então você tem carros, caminhões, tratores, você tem equipamentos da área country, seguros, colchões, piscinas. É a diversidade que é o importante agregar em um lugar só.

E qual o impacto dessa agregação de setores na EFAPI deste ano?

Olha, o impacto é que a gente vê dentro de um espaço como este o fluxo de pessoas, o movimento, mesmo com o nosso tempo estando brusco, ameaçando chover, o pessoal vêm. Porque nada é feito com uma mão e sim com várias mãos. Então este impacto é que todos que estão envolvidos acabam participando de um modo mais forte na feira.

Há uma estimativa de movimentação financeira?

Calculamos uma estimativa de 70 milhões, vamos ver se isso se consolida em face de uns problemas do tempo, mas temos um mercado em que o dólar está segurando as commodities em um valor alto, então isso deu um novo gás para os produtores que são quem fazem aí a parte pecuária, equinos, bovinos e a própria parte agrícola.

Para a construção e execução deste grande projeto, qual foi o planejamento estratégico para este ano e para os próximos anos?

A EFAPI vem sendo trabalhada neste conceito de conjunto. Dentro da secretaria a gente desenvolve a maior diversidade possível para obter o melhor resultado. Com isso vemos alguns frutos de sugestões de pessoas externas. Exemplo o Trekker Trek foi uma ideia do pessoal do maquinário agrícola. Isso se realizou. A questão da queima do alho que estamos envolvendo a hotelaria, som ao vivo, sugestão de produtores ligados a tradição, ligados as nossas origens, a rainha mirim também. Essa diversidade dá muita visão e essa visão nós buscamos consolidar e que é o nosso grande desafio para ter uma feira de sucesso. Agregar pessoas para ter um evento melhor.

Encerrando nossa entrevista, qual o convite que o Secretário deixa a todos?

A gente convida a todos porque todos são de casa, porque a EFAPI não é minha, não é tua. A EFAPI é nossa! A EFAPI é um patrimônio da nossa cidade, um patrimônio da nossa região. Eu quero convidar as pessoas em imagem do que a gente falou. Das atrações que a gente tem! Que as pessoas venham contemplar! Venham apreciar um produto fresco, venham ver os animais, a beleza desses animais, o passeio de helicóptero, nós temos muita coisa para vocês aproveitarem! Venham e prestigiar porque a festa é para a população, a festa é para vocês!

Saiba mais sobre a EFAPI 2015 em:

https://www.sindruralpg.com.br