E como foram as estratégias do setor de serviços da EFAPI?

15/09/2015

Em nossa quarta entrevista com os empresários da 38ª EFAPI, da serie sobre o planejamento estratégico das empresas para a feira, o grupo que participou foi a EMPLOYER e a AGROCARS, empresa prestadoras de serviços em Recursos Humanos e locadora de automóveis, respectivamente. Clique e leia na íntegra quais as estratégias adotadas por essa empresa. 

Quais foram as estratégias adotadas pela empresa em optar por vender seus produtos na EFAPl?

Nós viemos por uma questão estratégica de fortalecimento da marca aqui na região. Em Ponta Grossa a empresa já tem mais de 18 anos, porém nós demos uma estagnada por um período e agora precisávamos fortalecer a marca aqui.

Vocês possuem objetivos definidos para a feira?

Nosso maior objetivo foi de fortalecimento da marca, porém viemos apresentar também todos os nossos serviços e o que temos no grupo. É claro que também atender a demanda de cadastro de currículos, pois temos o BNE (Banco Nacional de Empregos), expor a nossa locadora de veículos (Agrocars). Mas o foco principal é fortalecer a marca.

E existe uma métrica, forma de medir, se os objetivos foram alcançados?

Nós já tivemos várias pessoas que fizeram cadastro conosco e demos o link para que elas fizessem seus cadastros. Esse será o meio de medir. Pela quantidade de cadastros realizados através do banco de currículos seja de mão de obra operacional ou de gestão. Também temos uma colaboradora que está fazendo a contabilidade da quantidade de pessoas que estão passando aqui no estande. Mas o local principal de medição será no site porque nós entregamos vários cartões.

Foi levado em consideração uma análise SWOT?

Sim. Nós fizemos um levantamento da feira como um todo. Como ela se portou anos anteriores, movimentação, empresas que participam, o foco da feira, que é o agronegócio, algo que já estamos trabalhando há bastante tempo. Também a movimentação de pessoas, a previsão do tempo que claro que se não estiver a favor, igual como estava no início, diminuiria o fluxo de pessoas. Nós assustamos nos primeiros dias, mas ainda bem que ocorreu tudo bem. Também levamos em consideração a região de Ponta Grossa e dos Campos Gerais que contribuíram para que estivéssemos aqui expondo nossa marca.

Qual o diferencial da empresa de vocês?

Costumamos falar que a Employer tem tudo do RH. Tudo que os Recursos Humanos de uma empresa precisa nós temos. Estamos trazendo isso para a população dos Campos Gerais, para os empresários e as pessoas que estão aqui que podem e queiram utilizar o Banco Nacional de Currículos para cadastro. Temos também o Cadastro BR para fazer consultas de médias salariais no Brasil, para saber se o salário está no nível nacional. Para os empresários poderem ver as soluções que temos e possam entender como podemos atender as suas necessidades.

Eventos anteriores são levados em consideração para o plano atual?

Participamos em alguns eventos em Irati e Teixeira Soares. Sempre mensurando tais eventos e vendo o porte do evento. Sempre analisando, melhorando, adaptando para que sempre a próxima feira seja melhor.

Quais as mudanças em relação ao ano anterior?

Trouxemos o grupo inteiro. Nas ultimas participamos somente com a Agrocars. Desta vez não. Trouxemos a Employer com todos os serviços do grupo e já estamos planejando a próxima. A próxima EFAPI, pois como é o nosso primeiro ano não sabíamos como nos portar e tudo mais, mas como já estamos tendo um norte já estamos planejando como vai ser no próximo ano. Como trabalhar e como montar os materiais. No decorrer do ano nós já vamos poder trabalhar e estruturar a feira para estejamos com algo bem bacana para trazer.

E quem foram os responsáveis pela elaboração do planejamento, somente os diretores ou todos os colaboradores? E quais as contribuições que todos deram?

Tudo envolve nossa matriz. Diretoria, Marketing, Comunicação. Expusemos uma matéria no jornal Diário dos Campos sobre que estaríamos aqui. Isso através da nossa assessoria de imprensa. É uma questão que acaba envolvendo o grupo como um todo. Todos que têm conhecimento mandam um material ou vem quando pode participar. E como é a primeira vez, viemos com uma equipe e entendemos a estrutura da feira, como funciona, como é, os pontos de maior movimento e isso vai servir de base para que possamos montar a próxima feira.

Em relação aos colaboradores, qual foi o planejamento feito para que eles se envolvessem e se motivassem mais?

O colaborador já é motivado a vir trabalhar porque nós cultivamos essa cultura dentro do grupo. De a pessoa participar, crescer, pois a empresa trabalha muito essa questão de cargos e salários e meritocracia. E isso é importante para que o colaborador possa se manter motivado e participar. E conosco há sempre uma relação com a diretoria, com os gerentes, com quem participa. A empresa é muito aberta, então o colaborador é tratado como um amigo conversando, trocando uma ideia e é muito importante manter esse relacionamento com os colaboradores. Nós observamos o esforço de todos porque é puxado estar aqui. Então analisamos o que pode ser feito pelo colaborador, quais benefícios de participar conosco. Porque todos são voluntários aqui, ninguém é obrigado. Nós nos organizamos conversando, vendo quem pode em que dia e quem não pode.

Com relação às estratégias de vendas dos colaboradores, como são planejadas para vender aqui na feira e após a EFAPI?

Na verdade é muito variável este primeiro ano que estamos participando, pois é mais para fortalecimento da marca. Num segundo momento nós já estamos com novas ideias de como trabalhar o público alvo e como abordar. Tivemos alguns empresários que passaram aqui e conversaram com a gente entraremos em contato para sabermos mais sobre o interesse dele.

Para finalizar nossa entrevista, vocês fazem um comparativo do que foi projetado para a feira e o que foi alcançado? Um Feedback? É feito uma pesquisa de satisfação dos clientes?

Com os colaboradores fazemos uma reunião, conversamos sobre a feira, como foi e que ideias eles podem trazer para a próxima. Até porque todas as ideias são valorizadas para melhorarmos para a próxima e também para a atual. Porque não é minha ou a tua visão que é a correta, mas todas somadas para melhorar. Com quem já é nosso cliente tomamos um café, conversamos e mantemos um bom relacionamento. E para os que não são clientes tratamos da mesma forma. No pós-feira nós enviamos um agradecimento por ter passado aqui nos prestigiar.

Esta foi a entrevista com Robson Bini, Gerente Comercial da EMPLOYER, empresa especialista em Recursos Humanos com a Matriz em Curitiba e esta filial em Ponta Grossa e a AGROCARS empresa especializada em locação de automóveis para o setor agrícola. As empresas ficam na Rua Engenheiro Schamber, 834, Centro, Ponta Grossa - PR.

Saiba mais clicando em:

www.sindruralpg.com.br

www.employer.com.br

www.agrocars.com.br

https://www.facebook.com/efapicamposgeraispr?fref=ts

https://www.facebook.com/hrsolucoesempresariais

https://www.facebook.com/AgroCars?fref=ts

https://www.facebook.com/EmployerPontaGrossa?fref=ts