Planejamento estratégico para feiras

13/09/2015

Neste sábado (12/09/2015) nós entrevistamos o sócio diretor da Abrifléx, Thiago. A empresa pontagrossense expõe na 38ª EFAPI sua nova linha de produtos (móveis rústicos) para buscar maior visibilidade e aumentar suas vendas. Confira a entrevista na íntegra e saiba quais foram as estratégias para escolher este grande evento para apresentar suas linhas de produtos. 

Confira a entrevista na íntegra:

Quais foram as estratégias adotadas pela empresa em optar por vender seus produtos na EFAPl?

Nós estamos trabalhando com um produto novo, já trabalhávamos com móveis sob medida e partimos para móveis rústicos. Como este é o nosso primeiro ano aqui na EFAPI nós vimos na feira uma oportunidade, um cartão postal, para mostrarmos os nossos lançamentos.

Vocês possuem objetivos definidos para a feira?

Mais é a publicidade, a propaganda para mostrar a marca para nossos possíveis clientes conheçam nosso trabalho, o material que utilizamos.

E existe uma métrica, forma de medir, se os objetivos foram alcançados?

Serão os orçamentos que nós iremos fazer com os possíveis clientes e depois nós fecharmos a venda no pós-feira, na loja. Também serão medidos através do retorno dos clientes na loja.

Foi levado em consideração uma análise SWOT?

Nós buscamos apenas os pontos fortes da publicidade da feira para mostrar nossos produtos.

E quais são os diferenciais da empresa de vocês?

Como vocês podem ver aqui nos estande, nosso diferencial são nossos produtos únicos, inovadores, pois com a crise econômica é preciso inovar. Ou você demite ou inova.

Vocês já participaram de algum evento anterior?

Não, este é o primeiro.

E quem foram os responsáveis pela elaboração do planejamento, somente os diretores ou todos os colaboradores? E quais as contribuições que todos deram?

Foram todos, os administradores e os colaboradores com ideias e sugestões de novos produtos.

Em relação aos colaboradores, qual foi o planejamento feito para que eles se envolvessem e se motivassem mais?

Nós damos a liberdade para que eles criem novos modelos, novos produtos. E dependendo da venda há o pagamento de uma comissão maior. Nós estimulamos ao colaborador a fazer um produto bonito e inovador.

Com relação às estratégias de vendas dos colaboradores, como são planejadas para vender aqui na feira e após a EFAPI?

Como passam muitas pessoas na feira nós selecionamos o comprador em potencial do não potencial. Nós coletamos os dados dos clientes para que se em uma semana não falem com a gente, nós entramos em contato para expor nossos diferenciais e fechar uma venda.

Para finalizar nossa entrevista, vocês fazem um comparativo do que foi projetado para a feira e o que foi alcançado? Um Feedback? É feito uma pesquisa de satisfação dos clientes?

Nós não fizemos ainda, mas vamos comparar através dos orçamentos que fizemos aqui na loja e os fechamentos realizados. Esperamos vender e obter um bom lucro, as perspectivas são boas. A pesquisa é feita através do contato direto com o cliente, conversando diretamente, por telefone e facebook.

Esta foi a entrevista com a Abrifléx, empresa de móveis projetados e móveis rústicos genuinamente pontagrossense. A empresa se localiza na Rua Apucarana, 2500, na Palmeirinha.

Confira mais sobre a EFAPI:

https://www.sindruralpg.com.br