Por que preciso me adaptar ao E-social?

13/11/2017

Devido ao processo de informatização e unificação das declarações fiscais iniciado com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o E-social é mais uma ferramenta implantada pelo Governo Federal. Entretanto, devido aos ajustes e correções que foram necessários desde a sua criação, o início oficial do novo sistema de transmissão de dados via folha de pagamento terá início a partir de janeiro de 2018.

No entanto, os contadores já estão efetuando a partir de setembro de 2017 para verificarem se as informações de seus clientes estão corretas de acordo com a base de dados da Receita Federal do Brasil. Além disso, os empregadores domésticos já utilizam o sistema desde 2015.

De início, o E-social é uma unificação entre a Receita Federal, Caixa Econômica Federal, INSS e Ministério do Trabalho, ou seja, todas as informações trabalhistas e previdenciárias serão centralizadas num único lugar. Isso é um grande avanço, porém haverá a necessidade de adequação das empresas e escritórios de contabilidade com as exigências que surgem.

Mas o que realmente isso irá impactar nas rotinas da sua empresa?

A primeira mudança é cultural. A empresa terá de revisar e se necessário redefinir os seus processos internos de registro de colaboradores, fechamento de folha de pagamento, alterações e rescisões de contratos de trabalhos. Isso porque as informações deverão ser enviadas antecipadamente, sendo vedado o envio de informações retroativas.

Tais informações são referentes à data de admissão, exames admissionais, afastamentos, folha de pagamento, rescisões e alterações de dados. Por isso é muito importante que exista um bom planejamento e procedimentos efetivos para que a empresa não sofra penalidades e receba multas por envio atraso ou falta de informações para o E-social.

Fique atento a essa nova mudança cultural que deverá ocorrer em sua empresa, converse com seu contador e se mantenha atento aos prazos de cada obrigação. Em um ambiente de grande mudança é importante estar ligado.