Um bom planejamento inclui o lucro!

16/09/2015

No quarto dia (14/09/2015) de entrevista sobre planejamento estratégico para feiras com empresários que expõe sua marca na 38ª EFAPI, a empresária Silvia Regina, Proprietária da loja Artcouro Western, que veio da cidade de Maringá, foi quem nos concedeu uma entrevista. Clique e leia na íntegra quais os objetivos e estratégias utilizadas pela empresa. 

Quais foram as estratégias adotadas pela empresa em optar por vender seus produtos na EFAPI?

Já são 3 anos consecutivos que nossa loja vem para a EFAPI, depois de uma pausa de 4 anos. Nós temos a nossa loja em Maringá há 37 anos e adotamos esse caminhão para atender eventos no Paraná e em São Paulo. É uma loja ambulante. Trabalhamos com a melhor linha de calçados em couro. São marcas conhecidíssimas que estão no mercado há mais de 60 anos. Também nós só trabalhamos em família, tanto na matriz em Maringá, quanto nos eventos.

Vocês possuem objetivos definidos para a feira?

Nos eventos que participamos temos uma meta de cobrir as despesas de viagem, ponto e outros gastos. Os nossos preços são bons e por isso sempre conseguimos alcançar nossa meta de venda e ter o ganho desejado. E além das vendas aproveitamos a oportunidade para divulgar a loja e muita gente passa a conhecer nosso site e o facebook, que geram vendas também nos pós-feira.

Existe uma métrica, forma de medir, se os objetivos foram alcançados?

Através de alguns indicadores, como o volume de vendas, procura da loja, o número de sacolas da loja na feira em que saem dos concorrentes, do número de sacolas utilizadas na feira e de indicações de clientes para clientes. Geralmente têm sido alcançados os objetivos. E no período de crise trazemos produtos mais baratos para que o cliente sempre possa comprar conosco.

Foi levada em consideração uma análise SWOT? E quais os diferenciais da empresa?

Foram levados em consideração os anos anteriores. O Diferencial da empresa são as ótimas marcas, o atendimento diferenciado por ser familiar, preços acessíveis e parcelamentos bons.

E como foi realizado o planejamento, quais aspectos foram observados, quem foram os envolvidos?

Para vir para a esta feira foi analisada a EFAPI anterior e não outros eventos por considerarmos os gostos e a cultura regional. Foi analisado o produto que mais saiu e o que mais foi procurado, cuidando da moda e dos gostos regionais. Os envolvidos no planejamento da loja ambulante foram apenas eu e o meu marido, já na loja matriz em Maringá participa toda a equipe.

E qual a percepção em relação a EFAPI anterior?

Em relação ao evento anterior ainda está no mesmo patamar, com a diferença que devido à crise tem menos expositores, e a festa está menos glamorosa, poderia ter mais coisas para chamar a atenção do público para vir para a feira.

Com relação às estratégias de vendas, como são planejadas?

Na feira não precisa fazer muita força para vender. O público alvo sabe os valores nos concorrentes e conhece a qualidade. Quando entram na loja ambulante ficam maravilhados. Trabalhar com preço justo traz grandes recompensas.

Para finalizar nossa entrevista, vocês fazem um comparativo do que foi projetado para a feira e o que foi alcançado? Um Feedback? É feito uma pesquisa de satisfação dos clientes?

É realizado um balanço e eventos que demonstram retrocesso e não têm melhoras a loja deixa de realizar. Se for pelos clientes a loja voltará para todos os eventos e quando eles vão a Maringá passam pela loja. O que conta nesse balanço é se o evento compensou para nós. O controle é feito considerando o custo da mercadoria vendida e demais custos para trazer a loja. Depois se o evento cobriu os mesmos e trouxe lucro.

Esta foi a entrevista com Silvia Regina, proprietária da loja ARTCOURO WESTERN. A empresa se localiza na Rua Néo Alves Martins, 2301, Maringá - PR, 87013-060.

Saiba mais sobre a 38ª EFAPI em:

www.sindruralpg.com.br

www.artcouro.com.br

https://www.facebook.com/efapicamposgeraispr?fref=ts

https://www.facebook.com/hrsolucoesempresariais

https://www.facebook.com/artcouro.western